quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ás de Copas




Esse é o melhor jogo de cartas de todos os tempos.

Número de Jogadores:
Ás de Copas pode ser jogado apenas com 4 jogadores.

Cartas usadas:
Para o Ás de Copas são usadas apenas as cartas de 10 a As do baralho padrão. Isso são 20 cartas no total.

Termos:
* Bisca - Carta de valor alto, os As e os 10 são considerados biscas.
* Vasa - Uma rodada ganha é uma vasa para o jogador.
* Mão - O mão é o jogador que começa a rodada.
* Pedras - Quaisquer objetos que são usados para contar os pontos do jogador. Podem ser usadas pedras, feijões, moedas, etc.

Valor das Cartas:
A - 11 pontos
10 - 10 pontos
K - 4 pontos
Q - 3 pontos
J - 2 pontos

As cartas devem ser embaralhadas pelo jogador a esquerda do mão e distribuídas por ele. Todas as cartas são distribuídas, deixando cada jogador com 5 cartas.

O jogador que possuir o Ás de copas deve imediatamente fazer o trunfo. O trunfo valerá por todas as rodadas até o próximo jogo. (Mais sobre trunfo abaixo).

O jogo pode ter até 5 rodadas. O mão deve jogar a primeira carta na mesa e em ordem anti-horária o restante dos jogadores devem colocar uma carta do mesmo naipe na mesa. Se o jogador não possuir uma carta do naipe jogado pela mão, ele deve "cortar" jogando uma carta do naipe do trunfo. Caso ele não possua uma carta do naipe do trunfo, ele deve jogar qualquer carta. O jogador que possuir a carta de maior valor do naipe ou o maior trunfo, ganha a rodada e assim uma vasa e é o primeiro a baixar uma carta na próxima rodada.

Exceção:
- Caso um jogador tenha cortado com um trunfo, os próximos jogadores que não possuírem o naipe da rodada podem "recortar" jogando um trunfo de maior valor. Caso o jogador não possua um trunfo de maior valor ele pode jogar qualquer carta, não é obrigado a cortar com um trunfo menor.

Fazendo o Trunfo:
O jogador que possuir o Ás de Copas deverá fazer o trunfo no começo do jogo, antes da primeira rodada. Quando ele fizer o trunfo, ele ainda poderá convidar um outro jogador para jogar com ele. Se ele jogar sozinho, será  1 contra 3. Se convidar um parceiro será 2 contra 2.

O trunfo é feito falando em voz alta para todos os jogadores ouvirem o naipe que será o trunfo durante o jogo. O jogador deve possuir obrigatoriamente ao menos uma carta do naipe escolhido. Complementando ele poderá convidar outro jogador para ser sua dupla chamando um Ás que ele não possua (ele também obrigatoriamente deve possuir ao menos uma carta do naipe convidado).

Por exemplo, o jogador com o Ás de copas fala "O trunfo é espada" então as cartas de espada valerão sobre todas as outras cartas durante o jogo. O jogador poderá convidar outro jogador caso ache que não conseguirá ganhar sozinho da seguinte forma: "O trunfo é espada com Ás de ouros" então as cartas de espada serão o trunfo e seu parceiro será o jogador que possuir o Ás de ouros na mão.

Seca e Fora
Caso o jogador que possui o Ás de copas possua apenas um Ás do naipe que pretende fazer o trunfo, ele poderá usar a palavra "Seca" ou "Seco". Normalmente é usada com o naipe de copas, falando "Copa seca" e convidando algum outro naipe como é praticamente impossível jogar apenas com um Ás.

Caso o jogador não possua o Ás do naipe que pretende fazer o jogo, poderá indicar isso com a palavra "Fora". Por exemplo "Espada fora" indica que o trunfo é espada e que ele não possui o Ás de espada.

Essas indicações geralmente só são úteis quando se convida um parceiro para indicar para ele da situação da sua mão.

Pedir para ver o convidado:
O primeiro jogador da rodada (seja o mão ou o vencedor da rodada anterior) poderá pedir para ver o convidado com uma carta do naipe do convidado. Por exemplo, digamos que o convidado é o Ás de ouros, o primeiro jogador da rodada fala "quero ver o Ás de ouros" e baixa na mesa uma carta de ouros, assim o convidado é obrigado a baixar o Ás mesmo que possua outras cartas de ouros. O convidado só pode ser descoberto assim, ele não poderá baixar o Ás no inicio de nenhuma rodada nem cortar com ele (a menos que não exista outra opção).

Vinte e Quarenta:
O primeiro jogador da rodada (seja o mão ou o vencedor da rodada anterior) poderá mostrar a rainha e o rei do mesmo naipe caso tenha e deixar uma delas na mesa falando "vinte". Caso a rainha e o rei sejam do naipe do trunfo, ele fala "quarenta". Essa dupla vale 20 pontos ou 40 pontos somados as cartas das suas vasas e se os pontos fecharem o suficiente para terminar o jogo, ele vence. Caso não seja o suficiente, o jogo continua e se o time do jogador que baixou o vinte ou o quarenta ganhar a rodada, eles recebem esse valor em pontos para as vasas. Se eles perderem a rodada, os pontos não são ganhados por ninguém.

Contando os Pontos:
O jogador, dupla ou trio que ganhar o jogo, ganhará um numero de pedras. O jogador ou dupla de quem fez o trunfo deverá fazer 66 pontos contados das cartas das suas vasas para ganhar e a dupla ou trio que estiver jogando contra o jogador ou dupla de quem fez o trunfo deverá fazer 55 pontos para ganhar pedras. O primeiro time que fizer essa quantidade de pontos nas suas vasas, ganha o jogo.

Ganhando Pedras:
A quantidade de pedras que o time ganha depende do numero de vasas que ele e seus adversários possuem. Ganha o jogo quem tiver 16 pedras primeiro.

1 contra 3
Ganhou com todas as vasas - 9 pedras.
Ganhou mas o oponente fez uma vasa - 6 pedras.
Ganhou mas o oponente fez duas vasas - 3 pedras.

Perdeu e não fez vasas - Oponentes ganham 3 pedras cada.
Perdeu e fez uma vasa - Oponentes ganham 2 pedras cada.
Perdeu e fez duas vasas - Oponentes ganham 1 pedra cada.

2 contra 2
Ganhou com todas as vasas - 3 pedras cada.
Ganhou mas o oponente fez uma vasa - 2 pedras cada.
Ganhou mas o oponente fez duas vasas - 1 pedra cada.

Perdeu e não fez vasas - Oponentes ganham 3 pedras cada.
Perdeu e fez uma vasa - Oponentes ganham 2 pedras cada.
Perdeu e fez duas vasas - Oponentes ganham 1 pedra cada.

2 comentários:

  1. Partiu vidaloks? Velho mene da conversa no dia-a-dia na rede social ou meio de comunicação hipster

    ResponderExcluir
  2. hue hue




    hue


    Ass: Meo penes

    ResponderExcluir